A maçonaria que é uma sociedade secreta, tem influenciado a cultura e os fatos históricos no mundo inteiro. No Brasil não é diferente, instalada no Brasil a pelo menos três séculos, influenciou na Independência do Brasil, Proclamação da República, Libertação dos Escravos, elaboração da bandeira do Brasil dentre outros tantos acontecimentos históricos.
Trata-se de uma organização política muito forte, agindo sempre nos bastidores, possui como como seus membros: políticos poderosos, grandes personalidades, grandes juristas e pessoas formadoras de opinião, além dos paus mandados como o seu vizinho ou parente que são apenas peões nas mãos dessa ordem.
Segue abaixo uma pequena explicação dos símbolos maçônicos:
Compasso e esquadro:
O compasso é o símbolo do espírito, do pensamento nas diversas formas de raciocínio, e também do relativo (círculo) dependente do ponto inicial (absoluto). Os círculos traçados com o compasso representam as lojas.
O Esquadro resulta da união da linha vertical com a linha horizontal, é o símbolo da retidão e também da ação do Homem sobre a matéria e da ação do Homem sobre si mesmo. Para os maçons significa que deve ser regulada a conduta e as ações pela linha e pela régua maçônica, pelo temor a Deus, a quem segundo eles deve ser prestado contas das ações, palavras e pensamentos. Emite a ideia inflexível da imparcialidade e precisão de carácter. Simboliza a moralidade.
O esquadro e o compasso simbolizam também a materialidade do homem e sua espiritualidade.
Quando juntos e na sua apresentação representam respectivamente e dependendo de como se arrumam as Lojas e os trabalhos e ritual de Aprendiz, Companheiro ou Mestre.
As Colunas:
Letra G:
- Grande Arquiteto do Universo
- Geometria ou a Quinta Ciência – É fundamento da ciência positiva, simbolizando a ciência dos cálculos, aplicada à extensão, à divisão de terras, de onde surge a noção da parte que nelas a nós compete, na grande partilha da humanidade e dos direitos da terra cultivada;
- Gnose – É o mais amplo conhecimento moral, o impulso que leva o homem a aprender sempre mais e que é o principal fator do progresso;
- Gravitação – É a força primordial que rege o movimento e o equilíbrio da matéria;
- Geração – É a vida perpetuando a série dos seres. Força Criadora que se acha no centro de todo ser e de todas as coisas;
- Gênio – É a inteligência humana a brilhar com seu mais vivo fulgor;
- Grandeza – O homem, a maior e mais perfeita Obra da Criação;
- Gimel – Uma palavra hebraica, entende-se os deveres do homem para Deus e os seus semelhantes.
- G – G é a sétima letra nos alfabetos mais comuns como citado acima, e o 7 é considerado o número da perfeição, como em vários exemplos se destaca o que Deus fez o mundo em 7 dias, o 7 sempre é citado como o número divino.
Os monumentos em praça pública são na verdade uma forma de expressar a força e o poder dessa sociedade secreta.
Cuiabá – MT
Varginha – MG
Icoaraci – PA
Campina Grande – PA
Paraty – RJ
Museu Histórico de Santa Catarina
Nenhum comentário:
Postar um comentário