quinta-feira, 4 de maio de 2017

Por que devemos lembrar de Nikola Tesla e não Thomas Edison?


É muito provável que eu siga na carreira acadêmica pois gosto muito de aprender e ensinar, e a primeira coisa que pretendo mostrar a meus alunos é um documentário sobre Nikola Tesla, para dismistificar o gênio esquecido. Os americanos adoram idolatrar Edison como o inventor dos inventores pelo simples fato de ter nascido por lá, Nikola Tesla que inventou as grandes inovações que hoje utilizamos por ter nascido na Europa e ter trabalhado nos Estados Unidos é esquecido pois sua memória põe em xeque o inventor da lâmpada menos eficiente do mundo.

Esse post é mais um off-topic, apesar de estar intrínsicamente conectado com a temática de carros elétricos, pois Nikola Tesla foi o primeiro a converter um automóvel a combustão em um elétrico, além de outra coisas que tornam possível coisas simples e grandiosas do dia-a-dia e esquecemos de lembrar dele, ao invés, lembramos de seu rival na época em que os inventores tinham um campo aberto para descobrir as coisas que são óbvias para nós.

Primeiro eu faço o seguinte questionamento, quando você chega em casa, liga a luz (claro, a luz fluorescente, que economiza mais) e se perguntassem para você lembrar um nome de alguém que tivesse participado nessa criação muitos lembrariam o nome de Thomas Alva Edison, mas a verdade é que a corrente alternada que leva a energia das usinas até a nossa casa foi invenção do Tesla, bem como a lâmpada fluorescente.

No passado houve muita disputa entre Edison e Tesla principalmente em um padrão de distribuição de energia, enquanto Edison defendia a corrente contínua (CC), Tesla propôs (além da Torre de Energia Sem Fio) a corrente alternada (CA), para o padrão do americano deveríamos ter regeneradores de energia a cada 2 ou 4 quilômetros e por conta dessa perda tremenda o diâmetro dos fios era imenso e chegava ao limite tendo que para isso ser utilizados vários fios. Para o sérvio (sim Tesla era sérvio) uma nova abordagem de corrente alternada permitiram cabos mais finos e sem qualquer regenerador de energia no meio, o que tornou simples e barata a distribuição de energia.

Tesla não se importava com o dinheiro e para defender que o CA era o melhor para o mundo ele abriu mão de royalties e qualquer outra remuneração proveniente do negócio que fizera com a Westinghouse na fabricação dos componentes que tornam a corrente alternada o que é hoje.

Enquanto Edison se preocupava em difamar Tesla para obter vantagens comerciais, Tesla não se importava com fama nem com dinheiro, ele quase que a vida inteira viveu em um quarto de hotel dizendo que o único dinheiro que necessitava era para continuar inventando coisas.

O Encontro com Edison

Em 1882, ele arrumou um emprego na Companhia Continental Edison em Paris, distinguindo-se como um bom engenheiro. Dois anos mais tarde, viajou à Nova York para conhecer o presidente da companhia: o próprio Thomas Edison.

Este encontro não foi bom como havia sonhado. Edison o observou com desprezo e certamente não tinha intenção em colaborar com qualquer esquema AC. Edison via AC como uma ameaça a seu império DC. Tesla prometeu aumentar a eficiência de dínamos em 25% em dois meses. Edison disse a ele que se assim conseguisse, ele lhe pagaria cinqüenta mil dólares. Conseguiu cumprir com a promessa, melhorando os dínamos por uma margem maior do que a prometida a Edison. Mas, quando pediu por seu pagamento, Edison recusou-se a honrar o acordo, dizendo que estava apenas ‘brincando’. Tesla demitiu-se e nunca mais trabalhou com Edison.

Tesla foi contatado por um grupo de investidores que desejavam vender a lâmpada de arco que ele havia inventado e assim, nasceu a Companhia Elétrica Tesla. Tesla estava ansioso por esta oportunidade de trazer a corrente alternada ao mundo, mas seus investidores nada queriam com ela. Assim, Tesla foi rejeitado pela companhia que tinha seu próprio nome.


Energia sem fio e o verdadeiro rádio

A Torre Wardenclyffe (1901-1917) também conhecida como Torre de Tesla, foi uma antena que geraria eletricidade pelo ar e pela terra sem fios e também serviria para telecomunicações para uso em telefonia, transmissão de vídeo, imagens e músicas.

A torre chegou a ser construída quase que completamente, mas os investidores não continuaram o projeto pois decidiram investir em um tal Marconi com uma ideia semelhante para utilizar antena e telecomunicações.

Apesar de Marconi ter a patente inicial do rádio, utilizando várias outras patentes de Tesla, anos mais tarde a corte de patentes retirou a patente do rádio de Marconi e concedendo a Tesla, outro fato marcante que poucos sabem.

Principais Invenções de Tesla:

RÁDIO
RAIO-X
RADAR
CORRENTE ALTERNADA
BOBINA DE TESLA
RAIO DA MORTE
LÂMPADA FLUORESCENTE

Um comentário:

  1. O que difere Tesla de Edson é o interesse louco pelo dinheiro. O progresso humano não importa.

    ResponderExcluir